Lei de Emergência da Cultura

Lei de Emergência da Cultura

Profissionais e entidades culturais já podem se inscrever para concorrer ao Edital cultural emergencial da Lei Federal 14.017/2020, Lei Aldir Blanc. O Prazo para inscrição termina no dia 02 de dezembro.

Já está disponível para consulta o Edital Emergencial para liberação dos recursos da Lei Aldir Blanc (Lei Federal nº 14.017, de 29 de junho de 2020) em Martinho Campos. O governo federal destinou ao Município o valor de R$111.032,10 (Cento e onze mil, trinta e dois reais e dez centavos), para serem distribuídos entre profissionais de diferentes setores da cultura, como forma de minimizar os prejuízos causados à classe artística pelas medidas de contenção da Covid-19.

Os Editais ficarão abertos para inscrição por um período de 15 dias, contados a partir da quarta-feira, dia 18/10/20. Esse curto prazo visa atender ao caráter emergencial da Lei.

PRÊMIO CULTURA DA TERRA

Edital Emergencial nº 01/2020 – Para trabalhadores da cultura, Grupos e Coletivos. Para ter direito ao benefício, cada profissional deve se inscrever e produzir um vídeo, de 01 (um) a 15 (quinze) minutos, ou outro arquivo digital com imagens, que apresente sua atividade cultural (de acordo com as regras do Edital). Serão premiadas 20 propostas, no valor de R$1.501,60 (hum mil, quinhentos e um reais e sessenta centavos); 10 propostas de R$2.500,01(dois mil e quinhentos reais e um centavo); e 07 propostas de R$8.000,00(oito mil reais) cada uma.

As Ações serão realizadas para documentar as atividades e atuação dos artistas, grupos e coletivos na cultura martinho-campense. Todos os detalhes estão no Edital abaixo.

Quem Pode Concorrer?

A Lei Aldir Blanc é direcionada a artistas das mais diversas áreas como músicos, atores, artistas plásticos, artesãos, escritores, fotógrafos artísticos, escultores e também espaços, entidades, empresas culturais, associações e comunidades tradicionais. Para tanto é preciso atender às regras dispostas no Edital, ter realizado inscrição no Cadastro Municipal Cultural e no Mapeamento da Diversidade Cultural de Informações e Indicadores Culturais (que foram disponibilizados no site www.martinhocampos.mg.gov.br, do mês de junho ao mês de outubro de 2.020).

Os recursos serão imprescindíveis para muitos trabalhadores da cultura que se encontram fragilizados com este momento.

Qualquer dúvida pode ser esclarecida na Secretaria Municipal de Cultura, na rua Cel. José Américo 616, bairro São Geraldo ou pelo telefone 3524-2676.

Prefeitura Municipal de Martinho Campos/MG
Secretaria Municipal de Cultura

Clique aqui para baixar o Edital e anexos.